Tuna Académica da Universidade dos Açores comemora hoje 19 anos!

"Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce".
Tudo começou numa mera ocasião, talvez nem tivessem noção no que estava a surgir, no entanto.
Aos poucos foram surgindo interessados, outros curiosos, alguns céticos mas também confiantes e convictos!
Aos poucos as fileiras foram-se enchendo... de repente, nasceu a Tuna Académica da Universidade dos Açores. 
Na Universidade dos Açores, pólo da mui nobre cidade de Ponta Delgada, foi efetivamente uma descoberta. É a pioneira. Não se trata de uma tuna. Esta é a Tuna!
A partir daí, nada foi igual. Tudo mudou nesta casa universitária. As vozes pujantes, o som dos instrumentos, o rufar da caixa e o latir das pandeiretas rasgaram o silêncio que, até então, era sentido nesta universidade. 
E foi a cantar e a tocar que esta tuna foi animando todo o povo açoriano, e não só. Sempre a sorrir e em cada presença brindar com cada ouvinte que assiste e participa nas atuações.
Mais de duzentos alunos desta universidade já passaram por esta tuna, alunos naturais de todas as ilhas do arquipélado dos Açores, do continente e de vários países, tais como, Canadá, Estados Unidos, Rússia e Coreia do Sul... É o mesmo que dizer que estamos representados nos quatro cantos do mundo, pois, para quem por cá passa, leva uma marca de sentimento que, possivelmente, jamais apagará. 
Ser TAUA é ser SENTIMENTO. Não é algo inato, mas é algo que, quando adquirido, transforma-nos. É acarretar uma emoção sem saber de onde vem, mas é a certeza de que nostalgicamente faz falta. É nascer como caloiro e aventurar-se numa viagem cujo destino depende da responsabilidade de cada um.
Ser TAUA é ter POSTURA. É saber estar perante uma universidade e saber representar a mesma, com toda a humildade e dignidade.
Manter esta Tuna 19 anos ativa é mérito de muitos que, da sua vida, abdicaram um pouco, para que, 19 anos depois, várias gerações se pudessem reunir e cantar o Hino que tanto nos orgulha.
Infelizmente, nem todos os membros que fazem ou que fizeram parte da TAUA podem estar reunidos neste dia. Mas, hoje, mais do que nunca, todos estão presentes na memória da tuna: os que por qualquer motivo não puderam reunir, os que vivem fora da Ilha de São Miguel e, de uma forma muito carinhosa, quem já não está entre nós.
A todos nós, que somos Tuna Académica da Universidade dos Açores, muitos parabéns.
A todos nós, que somos Tuna Académica da Universidade dos Açores, então, com toda a cagança e com toda a pujança, sai o nosso eferreá! éferreé! efferrei! eferreó! eferreúuuuu

Assinado
Joban
São Roque do Pico, 6 de dezembro 2012

Jantar do 19º Aniversário

Dia 6 de dezembro, a nossa Tuna comemora o seu 19º aniversário.
De forma a celebrarmos este dia e honrarmos todos juntos esta data especial, no dia 7, sexta-feira, no Hotel The Lince, haverá um jantar com todos os membros da Tuna, antigos elementos e simpatizantes.

Todos os interessados deverão confirmar a sua presença com um dos membros atuais da Tuna.

Vem ajudar a apagar as velas e comemorar mais uma primavera da nossa já jovem Tuna.