Despedida de mais um elemento

No passado dia 6 de Dezembro, celebramos o nosso 21º aniversário com um jantar inesquecível, não só pelo jubilo do aniversário mas também pelo que se sucedeu nesta mesma noite. O nosso, tuno, Dário “Flecha” Martins escolheu tal dia para fazer a sua despedida desta grande família. Foi um momento triste para todos, sem dúvida, mas também de grandes emoções. A despedida não é só um “adeus”, é também um “obrigado”. O seu percurso enorme com esta família foi prova disso. Foram saltos e carpas incontáveis, e foram várias as gerações que passaram por ele.
Obrigado por tudo Flecha!
 
 
 
 

11º Insula, novos caloiros e votos!

 

Ontem foi um dia em cheio para nós. Estivemos desde cedo em preparação para o 11º Ínsula, festival de tunas Femininas organizado pela Tuna com Elas, no qual estreámos o nosso novo instrumental - Batalha de um trovador

A família cresceu, e demos as boas vindas a 5 novos elementos!

 
 Rui "Sopas" Duarte
voz: Baixo
Instrumento: Pandeireta de salto

 Nuno "Rusty" Ferreira
voz: Baixo
Instrumento: Pandeireta de Salto

 
Daniela Melo
voz: Contralto
Instrumento: Violão


 Jéssica "Pimba" Mendes
voz: Contralto


 
Jéssica "a tua prima" Silva
voz: Contralto
Instrumento: Estandarte




 Depois da atuação, alguns dos nossos caloiros foram premiados pelo seu trabalho e dedicação à tuna! 

Mateus "Rosé" Pavão e Rodrigo "Abelha Maya" Viveiros
Votos de Humildade


 André "Coisa"Rés e Danny Janeiro
Votos de Responsabilidade


Estamos todos de parabéns!

Brinquedos novos e votos, votos, votos ..

E foi no passado dia 7 de Novembro que, após o Jantar de Inicio de Atividades, a família cresceu, e três caloiros foram recompensados pelo seu empenho na Tuna.

                                 
                                                     Beatriz "Kouve Flor" Travassos - Caloiro


Sérgio "Balalaika" Silveira - Caloiro


                                                            Lina "Batata" Peres - Caloiro


Cláudia "Espanhola" Ribeiro - Humildade


Elton "Kouvinha" Medeiros - Dignidade

                                                      
                                                           Iria Piñeiro - Responsabilidade

Videoclip Traçadinho

Para marcar o inicio das atividades letivas deste ano, os nossos caloirinhos tiveram uma missão: fazer o videoclipe de uma música ao seu critério. Escolheram o tema e a música, o "Traçadinho", da Estudantina Universitária de Coimbra.
Bom trabalho, malta!!! :)


Clique Aqui ~>

O sonho realizado da Mariana

Hoje foi um dia para nós, TAUA, particularmente gratificante. Estivemos presentes, a pedido da Mariana, num momento inesquecível para ela! Foi entregue a cadeira de rodas automática, sonhada e desejada por ela. A Mariana é uma menina de 22 anos, natural da Ilha Terceira e estudante na nossa Universidade. Para muitos é apenas mais uma estudante... mas a Mariana, é especial.
Conheçam a história de alguém que sonhou e alcançou todos os seus obstáculos! 
Mariana, toda a sorte do mundo para esta nova etapa e .. Sempre a Cantar 

E para a Mariana, não vai nada nada nada?? TUDO!!!
" Tenho 22 anos e nasci com uma paralisia cerebral espástica motora provocada por falta de assistência médica uma vez que nasci prematura (6 meses e 2 dias) e com 970 gramas. As várias lesões cerebrais causadas por diversas paragens respiratórias "confinaram-me" não apenas a uma cadeira de rodas mas deram-me também a conhecer o bom e o péssimo das pessoas.
Apesar de inicialmente nada ter sido detectado pelos médicos, uma vez que já era a sua segunda gravidez e eu nem me equilibrava sentada, a minha mãe resolveu pôr mãos ao trabalho e percorrer diversos médicos que me diagnosticaram então a paralisia. 
Na tentativa de entrar para a escola primária tive uma professora (que não o chegou a ser) que me disse que nunca me daria aulas porque eu nunca iria conseguir aprender. Tive outra que (tal como
fazia a imensas crianças) me batia. 
Na generalidade dos casos, as pessoas nunca acreditaram nas minhas capacidades, a não ser a minha mãe que sempre lutou para que me mantivesse no ensino regular. Mantive-me. Conclui o 12º ano. Candidatei-me à universidade para o meu curso de sonho e, mais uma vez para espanto de todos, entrei.
Mudei de ilha, enfrentei adversidades, lidei com imensas coisas - tal como todos os adolescentes que vão estudar para fora - mas sobretudo com a dificuldade de me adaptar a um espaço novo, a uma realidade nova tendo limitações físicas e dificuldades várias. Há quem diga que sou preguiçosa, e durante muito tempo fui-o. Revoltei-me contra a minha condição (e ao contrário do que muita gente afirma, não é por ter nascido assim que é mais fácil aceitar) e entreguei-me à inércia. 
Chegou a um dia que eu respirei fundo e pensei: "um dia olharei para o lado e não terei a minha mãe, não terei um curso, uma casa, uma vida...se desistir agora de ir para S.Miguel o que farei aqui? Ficarei no desemprego? Não. Não quero."
E vim, dependo da ajuda de pessoas, não gosto disso, não me sinto bem com isso mas, engulo e agradeço porque sei que preciso! Sei que um dia posso não ter mais nada, posso não ter a minha mãe e posso até não conseguir tirar este curso mas, tentei. Dei o meu melhor, como há muito tempo não dava ou até como se calhar nunca tinha dado antes. 
Cada dia aqui é uma incógnita maior do que era quando eu estava em casa e passou a se-lo ainda mais quando o objecto que alguma autonomia me dava avariou, poucos dias depois de chegar cá.
Não sabia que a Andreia Medeiros tinha escrito para o blog Cocó na Fralda da Jornalista Sonia Morais Santos! Mas, posso adiantar que é um blog que (apesar de só ter comentado uma vez) leio diariamente. Posso adiantar que se um dia chegar a ser jornalista, quero ser como ela! 
E como mulher, pretendo ser cada vez como a Andreia! Pretendo ajudar cada vez mais os outros e dar
cada vez mais de mim. Porque não penses que é só chegares aqui e dizeres que eu sou uma lutadora, o máximo etc etc. essa força também vem de toda a força que eu recebi de ti, da Antónia Sousa e de todas as pessoas que me ajudaram desde que cá cheguei!
Espero sinceramente conseguir ter a minha cadeira, ganhar um pouco mais de liberdade e sobretudo espero ansiosamente pelo dia que possa estar cara a cara com a grande jornalista e blogger que é a Sónia!
Não desisti ontem, não desisti hoje, certamente, não irei desistir amanhã ** " Mariana Candeias



Nova Caloira e votos pra todos!


Na noite de ontem, estivemos presentes na festa de Nossa Senhora do Rosário, na Lagoa. A noite ameaçava ser chuvosa mas São Pedro permitiu a estabilidade climatérica. Com isso, a tuna subiu a palco com toda a confiança e animou todos os presentes com as suas músicas.

 


 

Foi uma noite animada, onde os Tunos também perderam a cabeça e.. recebemos uma nova caloira, e houve votos, muitos votos! 
 

 
Rita Feleja ( Contralto - Pandeireta Salto)
Caloiro
 
 
Bea Silveira - Humildade
 
 
Sofia Festa - Humildade
 
 
Rodrigo Maré - Responsabilidade
 
 
Nina David - Dignidade
 
 
Rui "Rasgado" - Dignidade
 
Que continuem todos com o bom trabalho e bom espírito!

Jantar Inter Tunas da Universidade dos Açores

No passado dia 27 de setembro foi realizado o primeiro jantar inter tunas que reuniu, como o nome diz, todas as tunas da Universidade dos Açores no Bar das Piscinas de São Pedro!
Foi um acontecimento único que encheu o ambiente de alegria, música e, essencialmente, espírito de camaradagem entre todos os elementos das tunas da casa.
A noite começou já com vontade de não acabar quando se deu o primeiro acorde de guitarra; uma noite onde se mostrou que embora diferentes todos têm algo em comum: o gosto pela música!
Que venham mais como este!



1º Voto do ano!

Foi mesmo ontem, dia 24 de setembro, que a Cláudia conquistou o seu lugar ao Sol numa noite de muitas emoções num convívio de Tuna.
Tendo como instrumento a flauta transversal e cordas vocais direcionadas para as notas mais graves (contralto) foi-lhe dado um voto pelas mãos do tuno Marco Bjuco, recebendo assim o Voto de Mérito que a consagrou a primeira Tuno do ano.

Cláudia Lopes


Muita sorte na continuação desta etapa de tunante. E lembra-te, como já disseste, não há dark side, por isso, "colore" muito. Não "desse lado", mas sim por toda a tuna!


O que é a TAUA?

Para todos os novos alunos da UAç muita sorte! Verão que os próximos três anos (no mínimo) valerão recordações de toda uma vida!
Aos mais interessados em música, àqueles que querem aprender a cantar ou tocar algum instrumento, falem com os membros da nossa tuna que andam por aí espalhados (serão visíveis, acreditem!) ou simplesmente apareçam num dos nossos ensaios!

"Mas afinal... o que é a TAUA e por que irei eu a algum ensaio?"
A TAUA é... uma família; na TAUA crias amigos de uma vida; na TAUA aprendes a tocar/cantar.
Na TAUA terás momentos inexplicáveis. São motivos ;)

Fundação
6 de dezembro de 1993

Festival de Tunas Internacional
O nosso festival intitula-se "Inventio", uma palavra latina que tem como significado "descoberta".
Até hoje fizemos duas edições: a primeira em 2010 e a segunda em 2014.
Ao nosso festival concorrem tunas mista, masculinas e femininas de todo o mundo.

Hierarquia
1º Aprendiz
2º Caloiro
3º Tuno

Na nossa tuna também existe uma hierarquia! Os tunos praxam os caloiros e os caloiros... não, não praxam os aprendizes! Estes são livres para irem aos ensaios sem serem praxados! :)

Votos
Caloiro
Humildade
Responsabilidade
Dignidade
Mérito

Quando se passa a caloiro existem algumas alterações no teu traje: as meninas passam do lacinho para a gravata e ainda recebem uma pequena "fitinha" de cor roxa na lapela esquerda do casaco; os meninos (que já usam gravata) alterar-se-á a lapela do casaco.

Originais da Tuna
-Pipa Nossa
-Sempre a Cantar
-Ondas do Mar Agitado
-Trupe à Solta
-Currículo Morais
-Ilhéu de Saudade
-Descoberta
-Ilhas de Encanto
-Ai Quem me Dera
-A Lenda das Sete Cidades
-Despedida de um Tunante
-As Portas
-Batalha D'um Trovador

Não-originais (arranjos)
-Rapsódia Açoreana
-O Segredo
-Vejam Bem
-Águas do Dão
-Traçadinho 
-Muitas outras que nos ouvirás a cantar depois de uma atuação ou em convívio de tuna!

Tuna Irmã
- Tum'Acanénica - Leiria

Tuna Afilhada
- Luso - Can Tuna - Canadá

Tuna Madrinha
- Taiscte - Lisboa

Ensaios:
És um curioso e queres ir a um ensaio nosso?
Quartas - 19h30
Sábados - 13h


Complexo Arquitectura

Até lá, vai ouvindo as nossas músicas e os nossos vídeos espalhad@s pelo Youtube e na nossa página de facebook!

Saudações Académicas




Mais um Tuno - Mais votos!

Foi no passado dia 7 de junho, após uma atuação em Ponta Garça que os tunos decidiram premiar alguns caloiros pelos seus bons exemplos, pelo seu trabalho e pela sua dedicação à tuna!

Os felizes contemplados foram:

André "Coisa" - Humildade

Marta "SponGyna" - Humildade

Iria - Humildade

E por fim

Marco "Bjuco" - Mérito

Muitos parabéns a todos!
Que este voto seja um motivo para continuarem a trabalhar para alcançar não só o voto de mérito mas também para o primor musical!