Tum'Acanénica

Outra das tunas a concurso no nosso festival, já é uma velha conhecida da casa, a Tum'Acanénica.



“A Tum'Acanénica, Tuna Mista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nasce a 13 de Maio de 1995 no seio de um movimento na Academia Leiriense que veio incentivar a criação de tunas. Foi na V Semana Académica de Leiria que se estrearam, um ano após a sua data de criação. Os emblemas da Tum'Acanénica são a caneca e o garrafão, elementos pertencentes ao imaginário de Baco, o Deus do vinho. Os caloiros desta tuna são também conhecidos como Vinhateiros, e os seus trajes são uma representação daqueles que cultivam a vinha e dela extraem o seu líquido sagrado, o vinho.
Em 2010, durante o I Inventio, Festival da Tuna Académica da Universidade dos Açores (TAUA), irmanamo-nos com esta Tuna com quem partilhamos grandes laços de amizade.
Outra figura emblemática que inspirou esta tuna foi D. Dinis – o Rei Trovado – que o considera seu patrono. Em sua homenagem, a Tum'Acanénica organiza desde 1998 o Real Festival de Tunas Académicas, também conhecido como Real FesTA, onde já participaram centenas de tunos. À melhor serenata da noite é atribuído o Prémio D. Dinis, considerado o prémio de maior relevância do festival.”

Vencedores da última edição do INVENTIO, estão prontos a defender o título! 
Sejam bem-vindos e "acanequem" muito por aí ...

Sem comentários: