Novo caloirinho!


Foi no passado dia 20 de fevereiro, mesmo antes da Rececão às Tunas no Baía dos Anjos, que a TAUA adotou mais um membro para a família!
É o André "Coisa" Rés, baixo.



Muitos parabéns, André! Boa sorte para esta nova etapa da tua vida académica! 

FALA QUEM SABE

Depois de fechado as apresentações das tunas a concurso, aqui ficam os anfitriões da noite - Fala Quem Sabe!
*Fonte: http://portodaspipas.blogs.sapo.pt/arquivo/FalaQuemSabeblog.jpg


"Fala Quem Sabe foi um programa de televisão português transmitido pela RTP Açores. O programa foi criado por Roberto Borges (na personagem de Ramiro Tarraçada), Hélder Xavier (na personagem de Baptista Almada) e Miguel Soares (na personagem de Agostinho), este último foi substituído mais tarde por Paulo Costa (na personagem de Manuel Silveira). A ideia do programa foi baseado no tradicional Carnaval da ilha Terceira, que todos os membros do grupo participaram ou participam e que por essa altura de festejo saem à rua e enchem as Sociedades Filarmónicas das freguesias de gente para ouvir contar as histórias personificadas e não esquecendo as críticas à política, economia e sociedade atual. As aventuras passam-se na freguesia fictícia de Bica Seca, algures no interior da ilha Terceira, mas que na realidade é inteiramente gravada na Quinta do Martelo e arredores da cidade de Angra do Heroísmo.1 Ramiro, é o mais simples e por vezes ingénuo dos três, sempre disposto a ajudar os seus amigos agricultores. Baptista, é o que se julga mais esperto dos três, o que na realidade é exatamente o contrário e o Agostinho, é uma pessoa de poucas palavras e tem muito medo da sua mulher. Silveira que aparece mais tarde na série, é o homem dos ditados populares. Nunca são esquecidos os temas da atualidade da ilha, do país e do Mundo."
Como sabem, este grupo encontra-se num hiato, que dura cerca de 5 anos, retornando em exclusivo, para a apresentação do nosso certame!
Querem mais?! Só esta sexta, 21 de Fevereiro no Coliseu Micaelense, ao vivo e em exclusivo!

"Um beijo para ti"

Venusmonti

A terceira tuna a concurso é a Venusmonti, uma tuna masculina oriunda da capital.


"A Venusmonti - Tuna Académica da Faculdade de Direito de Lisboa foi fundada a 1996, na sequência da cisão da defunta tuna mista. Foi o inicio de um percurso de uma Tuna que desde, os seus primórdios, se distinguiu por uma personalidade própria, pela celebração báquica e pela busca excelência artística. Pontos altos foram o Festival Instância (com 3 edições 2001,2002 e 2004) e atuações por todo o país, inclusive em Coimbra e Salamanca (Espanha). A Tuna encontrou também pelo caminho das dificuldades, que conduziram a uma quase extinção e posterior diminuição da sua actividade entre 2004 e 2010, respondeu com resiliência, pelo que é hoje um tuna com ideia de Futuro." 
Ficaste curiosidade de conhecer mais acerca desta tuna? Entra no blog deles e descobre mais!!

Tum'Acanénica

Outra das tunas a concurso no nosso festival, já é uma velha conhecida da casa, a Tum'Acanénica.



“A Tum'Acanénica, Tuna Mista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nasce a 13 de Maio de 1995 no seio de um movimento na Academia Leiriense que veio incentivar a criação de tunas. Foi na V Semana Académica de Leiria que se estrearam, um ano após a sua data de criação. Os emblemas da Tum'Acanénica são a caneca e o garrafão, elementos pertencentes ao imaginário de Baco, o Deus do vinho. Os caloiros desta tuna são também conhecidos como Vinhateiros, e os seus trajes são uma representação daqueles que cultivam a vinha e dela extraem o seu líquido sagrado, o vinho.
Em 2010, durante o I Inventio, Festival da Tuna Académica da Universidade dos Açores (TAUA), irmanamo-nos com esta Tuna com quem partilhamos grandes laços de amizade.
Outra figura emblemática que inspirou esta tuna foi D. Dinis – o Rei Trovado – que o considera seu patrono. Em sua homenagem, a Tum'Acanénica organiza desde 1998 o Real Festival de Tunas Académicas, também conhecido como Real FesTA, onde já participaram centenas de tunos. À melhor serenata da noite é atribuído o Prémio D. Dinis, considerado o prémio de maior relevância do festival.”

Vencedores da última edição do INVENTIO, estão prontos a defender o título! 
Sejam bem-vindos e "acanequem" muito por aí ...

Rausstuna

E com o aproximar do 2º INVENTIO, já na próxima sexta-feira, vamos apresentar uma das tunas que marcará presença na nossa competição: A Rausstuna Bragança - Tuna Mista de Bragança.

"Setembro de dois mil e nove,
Um grupo de jovens académicos de então, na irreverência da idade e com carácter empreendedor, decidiram dar início a algo novo dentro do seio do Instituto Politécnico de Bragança.
Como em qualquer projecto de carácter associativo e juvenil, houve ideais e propósitos que após longos debates, e ajustamentos viriam a culminar naquilo que foi o Grupo de Cantares do Instituto Politécnico de Bragança.
Ao fim de um ano de vida, contava o grupo, na sua agenda com cerca de quarenta atuações, que abrangeram desde a animação eucarística, até a atuação típica de uma noite num bar. Nas comemorações seu segundo aniversário, o número de atuações era superior ao dobro. Contava com 85 actuações, um número que não para de aumentar, tendo chegado ao final de 2011 com 95 actuações.
Com mais um ano de existência, o até então GCIPB realizou 180 atuações, 3 digressões e contou com um número considerável de pessoas que se quiserem juntar a esta coletividade.
Um grupo misto com franco crescimento, que contou com um repertório cuidado, tentando ir buscar o melhor de dois mundos, o Académico, e o tradicional.
No dia vinte de Novembro de 2012 em reunião extraordinária da Assembleia Geral ficou deliberado por unanimidade que como associação de direito privado, mudaríamos a nossa designação para “RaussTuna – Tuna Mista de Bragança”. Neste momento abraçamos com confiança este novo projeto e esperamos calmamente pelos novos desafios que se aproximam.
Fica o convite para todos aqueles que querem levar da cidade de Bragança, todo o seu esplendor académico."

Sejam bem-vindos e boa sorte para o certame.
Para mais informações, visita-os no seu blog oficial e canal de youtube!

Programa do Festival

Quinta-feira – Dia 20
Ø  A partir das 14h check-in das tunas nas Pousadas da Juventude.
Ø  16h, passeio pedeste turístico pelas ruas de Ponta Delgada.
Ø  Das 18h – 20h, Jantar na cantina da Universidade dos Açores.
Ø  20h – 21h30, horário livre/de ensaio (salas da UAÇ).
Ø  A partir das 21h30, atuação das tunas da casa, receção no bar Baía dos Anjos.
Ø  00h entrega dos prémios de participação.

Sexta-feira – Dia 21
Ø  Pequeno-almoço nas Pousada e manhã livre
Ø  Das 12h às 14h, Almoço na cantina da Universidade dos Açores
Ø  Entre as 14h e as 16h30, Ensaios para as tunas
Ø  17h - Receção na Câmara Municipal de Ponta Delgada
Ø  18h – 19h30 Jantar na cantina da UAÇ
Ø  20h30 – 00h Realização do INVENTIO no Coliseu Micaelense
Ø  00h30 - Festa Afterparty

Sábado - Dia 22
Ø  Pequeno-almoço nas Pousada e manhã livre
Ø  Das 12h às 13h00, Almoço na cantina da Universidade dos Açores
Ø  Chegada pelas 14h à Ribeira Grande.
Ø  Às 15h dá-se início ao “Passa-Calles”, com partida junto à Igreja São Francisco, percorrendo a Rua Direita, parando na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, seguindo depois até ao jardim em frente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, o Largo Hintze Ribeiro.
Ø  Das 17h às 19h será servido o jantar/Prova de licores.
Ø  Às 19h30, tem lugar a Serenata,no Museu V.Franciscanismo, junto ao Centro de Saúde da Ribeira Grande (Matriz)
Ø  Pelas 20h30, entrega dos prémios Melhor “Passa-Calles” e Melhor Serenata
Ø  Às 21h00 início do rally-tascas, no bar Paloê
Ø  Às 22h30 regresso a Ponta Delgada
Ø  Continuação do Rally Tascas, nos vários spots de Ponta Delgada
Ø  Pelas 4h, entrega do prémio à equipa vencedora no bar Baía dos Anjos

Domingo – Dia 23
Ø  Pequeno-almoço nas pousadas
Ø  10h00 – Passeio de autocarro pela ilha de São Miguel
Ø  14h – Almoço com churrasco convívio

Ø  19h – Termino do convívio / Despedida

2º INVENTIO - 20 ANOS TAUA

É com um enorme orgulho que a Tuna Académica da Universidade dos Açores apresenta o cartaz da 2ª edição do seu festival: INVENTIO - Festival Internacional de Tunas da Universidade dos Açores.
O programa é extenso, abrangendo os concelhos de Ponta Delgada e da Ribeira Grande.
Mas cabe, ao Coliseu Micaelense receber o serão musical, no próximo dia 21 de Fevereiro.
As tunas a competir no certame são:

Bilhetes à venda no bar da UAÇ e no Coliseu Micaelense (3€ - universitários / 5€ - normal)
  
Por último, mas não menos importante, os anfitriões do espetáculo: FALA QUEM SABE!
Mais palavras para quê?! Junta-te a nós!!!


Votos para todos!

Foi na noite de 8 de fevereiro, após o jantar de tuna que os tunos resolveram premiar três caloiros com o voto de responsabilidade!

DóRéMi

Cláudia (F)Lopes




Linda

Parabéns a todas e continuem com o bom trabalho em prol da TAUA!

Votos!

Mais um passo dado por dois caloiros da TAUA!


Humildade - Danny Janeiro

Responsabilidade - Nina David

Muitos parabéns aos dois e continuem com o bom trabalho!